Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2019

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ANÁLISE DE ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A TEORIA DO BIG BANG
Nicoli Rocha Santos, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este trabalho analisa atividades de divulgação científica sobre a Teoria do Big Bang que foram realizadas em 2019 e envolveram alunos de escolas de educação básica existentes no litoral norte paulista. A Teoria do Big Bang vem sendo desenvolvida desde meados do século XX e tornou-se o paradigma dominante atualmente que explica como o Universo surgiu e evoluiu com o tempo. O seu desenvolvimento envolveu cientistas importantes deste período, tais como Einstein, Hubble, Lemaitre, Friedmann, Gamow e Hoyle. Durante as atividades foram apresentadas evidências experimentais acerca deste modelo cosmológico em poucos minutos, porém de modo a permitir que os alunos compreendessem o assunto de forma ampla, deixando espaço para que eles pudessem fazer perguntas e despertando sua curiosidade pela astronomia. O trabalho de divulgação científica realizado apontou que este assunto – assim como outros temas ligados ao estudo da astronomia – atrai a atenção de uma quantidade significativa de jovens, como ficou bastante nítido no caso dos estudantes de ensino médio cujos que assistiram as apresentações. Este trabalho analisa os impactos das ações que foram realizadas e que tiveram como objetivo analisar metodologias que possam ajudar a melhorar a qualidade da educação científica.