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A Superação de Obstáculos Epistemológicos no Ensino do Conceito de Energia por Intervenção de Mecanismos Históricos
Última alteração: 2019-10-17
Resumo
O presente trabalho tem a finalidade de compreender a influência do conhecimento prévio na aprendizagem de conceitos físicos e a superação de obstáculos epistemológicos que envolvem a ideia de energia. Historicamente, ao analisarmos o conceito de energia, identificamos quatro importantes obstáculos: 1) a confusão existente entre os conceitos de força e energia; 2) a não utilização de um princípio de conservação para explicação de determinados fenômenos; 3) energia entendida apenas como movimento e 4) a materialização ou substancialização da energia. Uma vez identificados os obstáculos históricos, foi desenvolvido um questionário qualitativo, e, posteriormente, aplicado nos 1° e 2° do Ensino Médio e nos cursos superiores de Engenharia Civil e Licenciatura em Física do IFSP - Câmpus Caraguatatuba, a fim de investigar se estes também estão presentes nas estruturas cognitivas dos estudantes em forma de concepções alternativas. Foram avaliados 60 questionários, e, assim, alcançadas as seguintes conclusões: 28,9% interpretam a energia como não conservativa; 24,9% não distinguem força de energia; 22,7% qualificam a energia como algo substancial e 17,7% a associam somente ao movimento. Portanto, verificamos que tais concepções alternativas são análogas aos obstáculos históricos, caracterizando, desta forma, como epistemológicos. Com a intenção de constatar se estes podem ser superados, estão sendo formuladas sequências didáticas fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa e nos mecanismos históricos como subsídio ao ensino do conceito de energia.