Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2019

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AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE EXOPLANETAS PARA O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA
RYAN NEPOMUCENO MONTEMOR, RICARDO ROBERTO PLAZA TEIXEIRA

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O presente trabalho analisa as possibilidades educacionais que o estudo de exoplanetas – planetas extra-solares - possui para contribuir com o ensino de física e astronomia, com foco em turmas de ensino médio de escolas públicas. Nele são apresentados conceitos, definições e leis envolvidas no estudo de exoplanetas, os métodos e as ferramentas tecnológicas e científicas utilizadas para sua detecção e as metodologias utilizadas na aplicação de atividades de ensino para determinadas turmas de escolas públicas do litoral norte paulista, a partir de softwares que simulam a dinâmica dos planetas e palestras baseadas em artigos acadêmicos e livros de divulgação científica disponíveis sobre o tema. Além de trabalhar com conhecimentos acerca do estudo de exoplanetas, este artigo tem o objetivo de contribuir com as possíveis formas de divulgação científica sobre o tema, destacando a importância do estudo de astronomia no ensino de física, de modo a tornar esta disciplina mais dinâmica e atraente aos alunos do ensino médio. É feita uma análise das experiências vivenciadas durante palestras ministradas em escolas públicas da região do litoral norte paulista, no âmbito de atividades de extensão realizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba e de experiências adquiridas ao longo das oficinas realizadas a partir dos objetivos estabelecidos pelo cronograma do projeto executado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq.