Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

Tamanho da fonte: 
UTILIZANDO EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Roberta da Silva, Jurandi Leão Santos

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


O mundo atual está permeado por uma tecnologia resultado da Física que nasceu no início do séc. XX. Diante dessa realidade social, torna-se cada vez mais importante a inserção de tópicos da Física Moderna e Contemporânea no ensino médio. Buscando contribuir nesse sentido, este trabalho propõe uma atividade de cunho investigativo e experimental que resultará na confecção de experimentos de baixo custo que abordem esse conteúdo de forma simples e descomplicada, própria para esse nível de ensino. Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos professores do atual ensino público, será oferecida, a esses professores, uma oficina de capacitação, onde os experimentos estudados serão abordados e executados, através de roteiros previamente desenvolvidos. A ideia é que os professores sintam-se preparados para desenvolverem tais experimentos e analisarem, juntos com seus alunos, os fenômenos físicos durante a execução dos mesmos. Através da mediação do professor e com base em sequências de atividades demonstração predição, observação e explanação, no qual o professor solicita previsões e explicações antes de fazer a demonstração, os alunos podem expressar as suas ideias, explicando o fenômeno ocorrido e verificando os resultados. Entende-se que essa dinâmica, associada à relação professor-aluno e à relação aluno-aluno, tende a aguçar a curiosidade dos estudantes e facilitar a compreensão da Física presente na realidade do momento histórico atual.


Palavras-chave


investigação; fenômenos; mediação; escolas públicas.

Texto completo: PDF