Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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Interação social entre professor-aluno no Ensino Médio
Luis Henrique Rocha Mendes

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


Esta pesquisa tem o intuito de desenvolver um estudo para entender a forma que professores se relacionam com alunos no Ensino Médio, e quais consequências essas relações tem no processo de ensino-aprendizagem. Além da relação professor-aluno, desenvolvemos uma reflexão sobre a escola atual em nosso país, mais especificamente a escola pública e estadual sendo esta, a que mais comporta alunos de Ensino Médio. Fazemos uma análise social e psicológica em relação ao adolescente do século XXI e nos baseamos principalmente nos estudos de Piaget, envolvendo o período das operações formais e também em Vygotsky para entender o motivo da intervenção pedagógica com base na zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Em Perrenoud, buscamos compreender o conceito das competências do professor para lecionar e as principais formas de interação na escola. Considerando os dados alcançados nesse estudo qualitativo e teórico, observamos que o professor deve agir com um modelo plenamente racional em determinados momentos com seus alunos e em outros, com um modelo afetivo considerando que estes têm opiniões que estão sendo formalizadas e que o adolescente está em processo de desenvolvimento em seu sistema cognitivo.


Palavras-chave


competências e habilidades docentes; ensino-aprendizagem; ensino médio.

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