Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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MODELAGENS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE FENÔMENOS FÍSICOS: UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Rafael Brock Domingos, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


O presente trabalho – baseado em um projeto de pesquisa de iniciação cientifica – tem por finalidade pesquisar e analisar o uso de softwares livres de simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de tópicos e conteúdos relacionados à física moderna, conteúdo programático presente em disciplinas dos cursos superiores, existentes no Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), como o caso dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Os softwares livres que serão utilizados para auxiliar no ensino de física objetivarão trabalhar conceitos importantes presentes no estudo de leis e conceitos científicos, de modo interdisciplinar e contextualizado. Dessa forma estão sendo elaboradas propostas educacionais para educação cientifica, tendo como um dos alicerces o uso de programas computacionais de fácil acesso, de modo a incentivar os alunos do ensino superior para o estudo de física moderna e de astrofísica. Para tanto foram utilizados como principais ferramentas de trabalho, softwares computacionais de modelagem de fenômenos físicos (tais como PhET Interactive Simulations, Modellus, Tracker, etc), que têm como principal objetivo, apresentar os conteúdos de física de uma forma mais lúdica, diante da perspectiva de um aluno que cada vez mais está conectado tecnologicamente e analisando de que modo é possível aprender ciência interagindo com softwares educacionais. Este trabalho também tem como pano de fundo, mostrar a importância da contextualização história da ciência, no processo de ensino-aprendizagem de física.


Palavras-chave


ensino de física; softwares educacionais; modelagem; simulação; história da ciência.

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