Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

Tamanho da fonte: 
O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, POR MEIO DA ANÁLISE DE NECESSIDADES E INTERESSES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS.
Melissa Silva de Oliveira, Jaqueline Lopes

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


Considerando o baixo nível de conhecimento da língua inglesa apresentado pelos alunos e a dificuldade de encontrar livros e outros materiais que embasem o conteúdo do curso de Inglês para Propósitos específicos (IPE) na biblioteca do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Caraguatatuba ou nas livrarias da cidade, este trabalho de iniciação científica tem como objetivo o desenvolvimento de sequências didáticas elaboradas após a realização de uma análise de necessidades e interesses. Para embasar a pesquisa, utilizamos os achados dos principais teóricos que abordam a questão do IPE, constatando a importância da análise de necessidades e interesses para o desenvolvimento de um bom curso de IPE, ou seja, de um curso de inglês voltado para o que os alunos desejam e necessitam aprender. Na análise realizada nos primeiros meses de 2017, com as turmas de Licenciatura em Matemática do IFSP, foi possível confirmar as dificuldades dos alunos com a língua inglesa e conhecer um pouco mais sobre os interesses deles e sobre como eles aprendem. As sequências didáticas têm sido desenvolvidas com base nessa análise prévia e serão aplicadas no primeiro semestre de 2018 na disciplina de IPE do curso de Licenciatura em Matemática.


Texto completo: PDF