Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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SOCIEDADE, POLÍTICA E MATEMÁTICA
Marcone dos Reis Sousa, Marcelo Marcos Bueno Moreno, Jurandi Leão Santos

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Este trabalho apresenta um breve estudo da Teoria dos Jogos e a possibilidade da inserção desse conteúdo nas aulas de Matemática do ensino médio. Através de exemplos reais e atuais que acontecem no dia a dia, a abordagem desta teoria no referido nível de ensino favorece que o aluno encare a Matemática como uma atividade dinâmica de grande utilidade em questões sociais, promovendo uma mudança de visão frente à Matemática que normalmente é apresentada na escola. De atividade mecânica ligada a aplicação de algoritmos desprovidos de significado para os estudantes, ela pode tornar-se desafiadora, envolvente, com sentido de ser, se os alunos forem confrontados com situações como as tratadas pela Teoria dos Jogos, tendo em vista seu caráter lógico e suas aplicações nas mais diversas áreas. Acreditamos que auxiliará no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, do pensamento estratégico e fortalecimento da cooperação, contribuindo com uma aprendizagem cada vez mais ativa e autônoma. Além destes aspectos, a teoria integra-se bem aos conteúdos de matrizes, equação, organização de dados, mostrando aplicações e saciando um pouco das questões tantas vezes levantadas pelos alunos: por que tenho que estudar isto?

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Operação Lava Jato; Sequência Didática; Teoria dos Jogos.

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