Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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MEIOS ALTERNATIVOS PARA ESTUDOS EXPERIMENTAIS DA CINEMÁTICA AUXILIADOS PELA PLATAFORMA ELETRÔNICA ARDUINO
Kaua Estevam Cardoso de Freitas

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Este artigo apresenta um ensaio experimental na área do ensino de física com uma abordagem alternativa às estratégias educacionais convencionais utilizados na maioria das escolas. O objetivo foi o de estudar as velocidades e os tempos de queda em uma rampa curva, de pequenos corpos, por meio do Arduino para a obtenção de dados sobre os movimentos estudados. Há diversas evidências na área de educação científica de que um dos motivos para o baixo interesse dos alunos para o estudo de conceitos e leis da física está altamente correlacionado à reduzida existência de atividades experimentais associadas aos fenômenos estudados, durante a vida escolar. Deste modo, é fundamental propor e implementar experimentos com materiais de baixo custo e/ou recicláveis que demonstrem e esclareçam os principais tópicos abordados, tornando o estudo mais atrativo e atingindo diversos públicos, de modo a não excluir pessoas que não tiveram oportunidades prévias de aprender e e se aprofundar em diferentes áreas da ciência. A área de mecânica no ensino de física geralmente tem um destaque grande na formação dos estudantes do ensino médio, a determinação de velocidades, o estudo de movimentos de queda de corpos e de rolagem de esferas em rampas são temas recorrente nas aulas de física, sendo assim, este trabalho propõe um experimento que pode ser facilmente reproduzido e que envolve poucos recursos, com resultados científicos e didáticos efetivos. A experiência estuda o tempo de queda de uma esfera maciça de metal após ela rolar por uma rampa

Palavras-chave


ensino de física; experimento de baixo custo; arduíno; energia; velocidade.

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