Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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ENSINO DE ASTRONOMIA E EDUCAÇÃO BÁSICA
Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


A educação vem se tornando um ponto importante de discussão na sociedade: cada vez mais pessoas percebem o quão defasado está o ensino, principalmente em redes públicas de ensino médio e fundamental. Adicionalmente, a ciência vem perdendo espaço para disciplinas consideradas essenciais para a formação acadêmica. Jovens são formados em um meio que não proporciona os conhecimentos científicos necessários para a vida contemporânea e para uma visão ampla da complexidade do mundo em que vivemos. Deste modo, conteúdos de astronomia deveriam estar mais integrados à estrutura curricular da educação básica, no intuito de instigar à busca pelo conhecimento, de proporcionar uma formação mais completa e de apresentar conceitos, leis e fenômenos que ajudem a explicar a beleza e a diversidade de características e propriedades do universo. A ciência é um dos possíveis caminhos para entender melhor o mundo e a escola tem obrigação de introduzir a criança e o adolescente nesse meio. Este trabalho pretende refletir sobre diferentes abordagens utilizadas em palestras de divulgação científica com vistas a reforçar o ensino de ciência nas escolas e introduzir novos conhecimentos associados a temas de astronomia, usando oficinas, palestras e outros tipos de atividades didáticas. Além disso, pretende também conduzir o leitor a refletir sobre as defasagens do ensino de ciência na educação básica e a necessidade de inserção da astronomia nos currículos escolares de forma interdisciplinar.


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