Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Deive José Aparecido de Faria, Luís Américo Monteiro Junior

Última alteração: 2017-10-27

Resumo


No mês de abril de 2017, aplicou-se uma atividade intitulada “Jogo ASMD”, na Escola Estadual Ismael Iglesias. A intervenção foi oportunizada com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Referente à atividade: primeiramente separou-se a sala em grupos de dez alunos e os grupos foram separados em cinco duplas e cada dupla jogou contra as outras duplas dentro do grupo de dez alunos inicial. Para cada grupo foi dado um tabuleiro, uma garrafinha pet com três dados dentro e cinco botões (um botão diferente para cada dupla). O jogo consistia em agitar a garrafinha pet com os dados dentro e usar as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) manipulando os valores obtidos nos dados para que no caso da primeira rodada o resultado fosse o número 1. Se o aluno por ventura conseguir obter o número 1, ele pode pegar seu botão e colocar no tabuleiro em cima do número 1. A atividade atingiu o objetivo primordial que era instigar os alunos, visando a melhor compreensão do conceito e aplicação das quatro operações básicas da matemática que é elementar para o desenvolvimento da aprendizagem matemática.

Palavras-chave


Operações Básicas; Aprendizagem Matemática; Lúdico

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