Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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USO DE SIMULAÇÕES NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Izabela Duarte, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


O objetivo deste trabalho de iniciação científica é pesquisar e desenvolver propostas de uso educacional de softwares que simulam fenômenos físicos, tais como o PhET e o LabVirt, com programas que oferecem simulações de diversas disciplinas. Quando aplicados, como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos básicos referentes à física que está presente no ensino fundamental e ensino médio, eles podem ajudar a despertar um interesse maior dos alunos por esses conteúdos. Pretende-se assim trabalhar temas importantes da astronomia, para motivar os estudantes para o estudo de leis e conceitos científicos. É avaliado o uso de algumas simulações disponibilizadas no PhET, tais como “Meu Sistema Solar” (referente a movimento, velocidade e aceleração de até quatro corpos de um sistema estelar) e “Gravidade e Órbitas” (a respeito da Força Gravitacional e dos Movimentos de uma estrela, um planeta e uma lua) e simulações disponibilizadas no site LabVirt Física da USP, como “Uma questão de gravidade” (sobre a gravidade em cada planeta do Sistema Solar) e “Estação Espacial” (que está relacionada a força gravitacional da Terra e da Lua sobre uma Estação Espacial). Portanto, este trabalho analisa a ciência relacionada a estes temas e as diferentes formas de utilizar as simulações para facilitar o aprendizado de conteúdos científicos.

Palavras-chave


simulações educacionais; ensino de astronomia; aprendizagem; ensino médio.

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