Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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ENSINO DE FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE
João Pereira Neto

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A partir das atividades de divulgação e educação científica, realizadas no âmbito de uma iniciação científica iniciada em agosto de 2016, este trabalho tem como objetivo apresentar uma perspectiva sobre o que os educadores, nas áreas das ciências naturais, podem de fato usufruir de benefício do uso das novas tecnologias aplicadas em situações de sala de aula. Pretende-se refletir sobre quais são os novos conhecimentos e habilidades que os cursos de formação inicial de professores têm de desenvolver em seus estudantes para que eles possam fazer uso com eficiência dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos disciplinares trabalhados nas escolas. Essas questões são analisadas nas perspectivas de autores da denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Esse trabalho apresenta e debate resultados qualitativos de atividades realizadas de divulgação científica em espaços formais e não formais de educação. Discutimos nesse trabalho de pesquisa o ensino de cosmologia, para os mais diferentes níveis de escolaridade da educação básica regular até a educação de jovens e adultos. A abordagem em questão revisa o uso de conceitos mais avançados, em favor da possibilidade concreta de incorporar esses temas de cosmologia e astrofísica na sala de aula, tal como é sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.


Palavras-chave


cosmologia; buraco negro; pedagogia histórico-crítica; educação básica.

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