Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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O uso do Facebook no Relacionamento com o Cliente: um estudo comparativo entre Pequenas Empresas Físicas e Virtuais
DIANA PEREIRA SANTOS, MARLETTE CASSIA OLIVEIRA FERREIRA

Última alteração: 2017-10-03

Resumo


Os sites e redes sociais estão cada vez mais se mostrando úteis na comunicação entre as empresas e seus stakeholders (públicos), e além de ser uma ferramenta de rápido acesso, é possível aproveitar esse tipo de mídia como meio de relacionamento com clientes e de captação de sugestões, elogios e críticas dos mesmos.  Por isso a importância deste trabalho focado na área do marketing digital, com ênfase na utilização do Facebook como ferramenta organizacional. O objetivo desta pesquisa é analisar como o Facebook pode colaborar no Relacionamento com o Cliente, sendo seu objeto de estudo Pequenas Empresas Físicas e Virtuais, tendo como problema de pesquisa: Qual a influência do Facebook no Relacionamento com o Cliente? A metodologia empregada neste trabalho foi uma pesquisa exploratória com um levantamento bibliográfico dos principais autores que escreveram sobre o tema. Os assuntos abordados foram principalmente sobre as teorias do marketing digital, a importância do marketing, da publicidade e da propaganda, mídias sociais versus redes sociais, curiosidades e características do facebook e a utilização do mesmo como ferramento mercadológica. A próxima etapa do trabalho será o desenvolvimento de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa realizando uma coleta de dados com questionário, sendo o objeto principal desta pesquisa as pequenas empresas físicas e virtuais que utilizam as redes sociais (com foco no Facebook) como meio de se relacionar com os clientes.


Palavras-chave


Marketing digital; Internet; Mídias Sociais; Redes Sociais; Marketing de Relacionamento.

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