Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

Tamanho da fonte: 
ESTUDO E MODELAGEM EM REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO
Eduardo Noboru Sasaki, Gilberto Pagani Sevilio, Matheus Ladislau Ribeiro

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Os equipamentos computacionais, as redes digitais cada vez mais presentes em
nosso dia-a-dia e a crescente evolução tecnológica de hardware e software destinados à
simulação, navegação, imersão e interação em um espaço virtual, fazem com que o usuário
tenha a sensação de estar em outra realidade, a Realidade Virtual (RV). O uso da RV permite,
dentre muitas aplicações, a elaboração de modelos de visualização aplicados à Educação para
oferecer recursos na melhoria do aprendizado.
O presente artigo tem como proposta investigar mecanismos e interfaces no ambiente virtual
que possam ser usados na busca de melhores práticas pedagógicas por meio de modelagens
tridimensionais. O trabalho visa observar como a RV pode auxiliar na Educação por meio de
referências literárias sobre o tema e análise de dados da pesquisa de campo.
Após pesquisa, dar-se-á início o estudo técnico de como as ferramentas utilizadas em RV
pode auxiliar no processo ensino-pedagógico ao docente e ao discente.
Este trabalho terá colaboração de aluno do IFSP Campus Caraguatatuba de forma voluntária
para fomentar a participação da comunidade científica interna.

Palavras-chave


Educação; Realidade Virtual; Tecnologia; Modelagem Virtual; IFSP.

Texto completo: PDF