Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

Tamanho da fonte: 
CIÊNCIA, FICÇÃO CIENTÍFICA E EDUCACÃO
Rafael do Nascimento Sorensen

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Este trabalho pretende pesquisar as interfaces entre Ciência e Ficção Científica, bem como as possibilidades de uso da Ficção Científica em atividades de extensão de educação e divulgação da ciência. Um objetivo inicial é examinar como a Ficção Científica surgiu nos seus primórdios e quais foram historicamente os principais autores de livros neste gênero. As maiores obras de ficção cientifica serão abordadas, de modo a tentar compreender como os autores foram inspirados pelas descobertas científicas para propor futuras possibilidades de desdobramento da ciência. A ficção científica também se expandiu com o desenvolvimento do cinema. Pretende-se assim, discutir a ficção científica presente em filmes, séries, histórias em quadrinhos e jogos, que a tornaram mais acessível para diferentes públicos, ampliando razoavelmente o alcance das mais importantes obras. A Ciência em geral, e a Física e a Astronomia, em particular, estão muito presentes em várias das obras mais populares de ficção científica e muitos acabam por se interessar por temas científicos, a partir do contato inicial com estas obras. Portanto, uma questão importante é a respeito da acurácia e da correção científica dos fenômenos apresentados.

Palavras-chave


ensino de física; ficção científica; cinema; literatura; futuro

Texto completo: PDF