Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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REFLEXÕES SOBRE O USO DE EXPERIMENTOS VIRTUAIS E MANIPULÁVEIS NO ÂMBITO DO ENSINO DE FÍSICA
Adriana de Andrade, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Esta pesquisa investigou o aprendizado na área de física, com estudantes do terceiro anodo ensino médio de uma escola pública da cidade de Caraguatatuba/SP, utilizando comorecurso didático um simulador de experimento e uma experiência manipulável real, emque o principal conceito trabalhado foi o empuxo. Na atualidade muitos professores defísica estão preocupados como os alunos estão aprendendo, de modo que se concretizeuma aprendizagem significativa, pois o que se tem visto em sala de aula é um alunodesestimulado a aprender. Com isso, o professor deve utilizar meios didáticos paraatingir este aluno, instigando-o a aprender. É obvio que ensinar para este aluno da eradigital, utilizando somente lousa e giz, não está mais funcionando, pois a maioria destesestudantes está inteiramente conectada à internet. Neste contexto, o objetivo do trabalhofoi investigar a eficácia dessas ferramentas para atingir um aprendizado em que osconceitos da física tornam-se significativos, deixando de focar apenas na memorização.A metodologia adotada está dentro da perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia,Sociedade e Ambiente) buscando desenvolver o aluno na integralidade. Por meio deuma pesquisa-ação qualitativa e quantitativa, foi analisado o uso da atividadeexperimental e do simulador, como ferramentas para a aprendizagem. Assim, iremosdiscutir como o experimento virtual e o experimento manipulável é absorvido pelosalunos no que se refere à compreensão dos conceitos físicos envolvidos e no interessedo mesmo.

Palavras-chave


Educação científica; experimento manipulável; ensino de física; laboratório virtual; simulador de experimento de física; empuxo.

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