Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Rafael Honório Morais de Oliveira, RICARDO ROBERTO PLAZA TEIXEIRA

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades educacionais do uso de Histórias em Quadrinhos de super-heróis no ensino de conceitos de física, analisando fisicamente se seriam possíveis alguns dos feitos realizados nas narrações. A utilização da ficção para o ensino de física vem se popularizando, pela utilização de cenas de obras cinematográficas, como por exemplo, os filmes das sagas “Star Wars” e “Star Trek”, porém as HQs, como são chamadas as Histórias em Quadrinhos, estão ainda mais próximas do universo cultural dos alunos do ensino médio atualmente: muitos adolescentes destinam boa parte de seus tempos livres lendo histórias sobre personagens como Flash, Superman, Hulk e os X-men, dentre outros. A utilização desta ferramenta pode ajudar a prender a atenção dos alunos nas aulas, bem como pode facilitar o ensino de diversos conceitos de física.

Referências


INSTITUTO PRÓ-LIVROS. Retratos da Leitura no Brasil. 4ª edição. 2016. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em 13 ago. 2018.

 

MOYA, Álvaro de. História da história em quadrinhos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

 

SANTOS, Roberto Elísio dos. A história em quadrinhos na sala de aula. Atas do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. Disponível em: <http://portcom.intercom.org.br/pdfs/124541572425387132700456660181532107809.pdf>. Acesso em 12 ago. 2018.

 

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS. Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São

Paulo: Contexto, 2009.

 


Texto completo: PDF