Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
A Ficção Científica no Ensino de Física
Rafael do Nascimento Sorensen, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Este trabalho pretende pesquisar as relações entre a Ficção Científica e o Ensino de Física. Inicialmente são abordadas a origem e a história da Ficção Científica como gênero literário, seus principais subgêneros e seus principais autores, bem como a sua expansão por diversos outros meios, como cinema, séries e jogos, o que acabou popularizando o gênero que se tornou acessível para diversos tipos de públicos. Também é analisada a forma como a Ficção Científica esteve historicamente correlacionada a diversos avanços da ciência e da tecnologia, com muitos casos de previsões de novas ferramentas tecnológicas e descobertas científicas. Finalmente, são analisadas as possibilidades de utilizar o gênero como uma ferramenta auxiliar com grande potencial para o ensino de conteúdos de Física de modo a, inclusive, aumentar o interesse e o entusiasmo dos alunos pela aprendizagem de conteúdos científicos abordados nas obras de Ficção Científica.


Referências


BORKOWSKI, J. G.; MUTHUKRISHNA, N.. Moving Metacognition into the classroom; “working models” and effective strategy teaching. In: PRESSLEY, M.; HARRIS, K. R.; GUTHRIW, J. T.. Promoting academic competence and literacy in school. San Diego: Academic Press, 1992.

FERREIRA, Júlio César David; DE ALMEIDA RABONI, Paulo César. A ficção científica de Júlio Verne e o ensino de física: uma análise de “Vinte Mil Léguas Submarinas”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 84-103, 2013.

GOMES-MALUF, Marcilene Cristina; SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional. Ciência & Educação (Bauru), v14, n. 2, 2008.

SURMELLI, Hikmet. Examination the effect of science fiction films on science education students atitudes towards STS course. Procedia – Social and Behavioral Sciences, n. 47, p. 1012-1016, 2012.

VERNE, J. Vinte Mil Léguas Submarinas. São Paulo: Hemus, 1972.


Texto completo: PDF