Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
JOGO DE XADREZ, EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E LABORATÓRIO VIRTUAL: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Adriana de Andrade, Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


Neste trabalho, apresentamos um estudo relacionando três iniciação científicas realizada no IFSP Câmpus Caraguatatuba, entre 2015 e 1017, com bolsas PIBIFSP. No ano de 2015, a pesquisa foi realizada com o jogo de xadrez como ferramenta de cognição e raciocínio lógico. No ano de 2016, foi sobre a importância da utilização de experimentos científicos como ferramenta didática na disciplina de física, utilizando materiais de baixo custo. Em 2017, por meio do site www.educacaocientifica.com.br foi investigada a simulação de fenômenos físicos por meio do software “PHET” da Universidade do Colorado, que permite a mudança de variáveis, interagindo  assim com os conteúdos abordados. Os dados foram coletados em atividades realizadas nas escolas públicas do Litoral Norte Paulista, de modo qualitativo e quantitativo, embasado pela perspectiva CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), destacando a formação social e a educação científica como pilares na formação do aluno. Concluímos que, por meio de materiais manipuláveis simples, jogos ou ferramentas virtuais, o aprendizado do aluno se potencializa com esses recursos complementares para a educação científica.


Referências


ANDRADE, A.; TEIXEIRA, R.R.P.. Oficinas de experimentos de baixo custo no ensino de Física. 2017. Disponível em: <http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0506-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

PORTO, S.C.C.; AMANTES, A.; HOHENFELD, D. P.. Uma análise acerca do grau de aceitabilidade dos estudantes durante a aplicação de atividades investigativas em dois ambientes de aprendizagem: virtual x material. 2017. Disponível em: <http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0205-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

SOUZA, J.. Xadrez Pedagógico como ferramenta estratégica do direito social à educação. Trabalho de Conclusão de Curso. Jaboticabal-SP: Faculdade de Educação São Luiz, 2007