Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
Descarte inadequado de resíduos sólidos na Praia do Centro, Caraguatatuba (SP): Educação Ambiental Aplicada
Heverlyn Medeiros Santos

Última alteração: 2018-10-12

Resumo


A praia do Centro em Caraguatatuba, São Paulo, localiza-se na área central do município. O descarte inadequado de resíduos sólidos é prejudicial à qualidade de vida dos seres vivos e do ambiente. O objetivo da pesquisa é a coleta de resíduos sólidos descartados inadequadamente na Praia do Centro, em Caraguatatuba (SP), visando a educação ambiental no local. Foram realizadas dez visitas a campo com cinco sessões cada, possuindo demarcação por método de quadrante. Os resíduos foram subdivididos por tipo material de origem, sendo organizados em materiais de origem inorgânicos (plástico, papel, vidro, metal, bituca de cigarro e outros) e orgânicos. Ao todo foram recolhidos 1.916 resíduos. Os materiais mais coletados foram as bitucas de cigarro (972 amostras). O metal possuiu o menor número de coleta (49 amostras). Muitos materiais distintos (subdivisão: outros) foram encontrados. Foi notória a presença de resíduos que podem prejudicar a saúde pública, tais como fragmentos de vidros. Será realizada a aplicação da Educação Ambiental no local, por meio de palestras e rodas de conversas. Está prevista a entrega deste projeto a prefeitura de Caraguatatuba, solicitando permissão para a implantação de placas informativas de educação ambiental e lixeiras, visando o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar público.


Referências


BRASIL. Lei 12.305. 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Presidência da República, Casa Civil. 03 de Agosto de 2010. Brasília, Distrito Federal. Disponível em <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636> Acesso em 02 de Setembro de 2017.

 

CAMPOS, J. F. 2000. Santo Antônio de Caraguatatuba: Memórias e tradições de um povo. Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), Caraguatatuba, 2000, 468p.

 

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. 2009. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1ªed. Porto Alegre. p: 31-35.

 

IBGE. 2017. São Paulo: Caraguatatuba. Brasil. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=351050&lang=> Acesso em 04 de Setembro de 2017.

 

IFSP. Caraguatatuba. 2017. Coordenadoria de Tecnologia da Informação. Disponível em: <https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/caraguatatuba/> Acesso em 23 de Setembro de 2017.

 

LAGANKE, R. 2015. O que são resíduos? USP. São Paulo, Disponível em: <http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_residuos.htm> Acesso em 23 de Setembro de 2017.

 

MACHADO, G. B. 2013. O Impacto dos Resíduos na Água. Portal Resíduos Sólidos.. Disponível em: <http://www.portalresiduossolidos.com/o-impacto-dos-residuos-na-agua/> Acesso em 15 de Setembro de 2017.

 

NETTI, A. et al. 2014. Técnico em Meio Ambiente. Editora técnica do Brasil. Brasil. 2014. pág. 145-197. 1ª edição.

 

PIMENTEL, E. S. et al. 2016. Avaliação qualitativa de resíduos sólidos descartados na Praia da Pedra da Freira – Caraguatatuba, SP. Revista Online Educação Ambiental em Ação, n. 60, ano XVI. Caraguatatuba, São Paulo, 14p.

 

SANTOS, E. A. S. et al. 2012. Educação ambiental e sua importância para a sociedade em risco: Reflexão no ensino formal. 2012. 3º Simpósio Educação e Comunicação. Edição internacional. p: 133-146.

 

SOARES, F. A. A. et.al. 2017. Saúde e qualidade de vida do ser humano no contexto da interdisciplinaridade da Educação Ambiental. Revista Educação em Ação. n. 8, Brasil, 2011. Disponível em <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1143> Acesso em 09 de Setembro de 2017.


Texto completo: PDF