Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

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UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA
Diego Correa Peres de Souza, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade pesquisar e analisar atividades de ensino de física e de divulgação científica sobre energia escura e matéria escura, com alunos de escolas públicas do litoral norte paulista, bem como com cidadãos leigos e interessados por estes temas. Um dos objetivos destas atividades foi o trabalho educacional com fenômenos que ainda não foram convenientemente explicados pelas leis da física atuais, a partir dos dados disponíveis sobre o universo. A ideia de que a física tem muito que evoluir e que, portanto, não é uma ciência acabada, foi um dos pontos de partida para a investigação das diferentes interpretações existentes para estes dois temas. Estas questões são talvez as mais importantes da física atual e, com certeza, permearão a física que será praticada nas próximas décadas do século XXI, a partir dos avanços tanto nas observações realizadas, quanto nos pressupostos teóricos existentes. Assim, este trabalho pretende criar e avaliar estratégias de educação e divulgação científica por meio de apresentações audiovisuais acerca dos conhecimentos e das questões existentes sobre matéria escura e energia escura, de modo a investigar como instigar a imaginação e a curiosidade científica dos jovens em geral, por meio de propostas inovadoras para o ensino de física.


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