Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO
Rafael Brock Domingos, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-03

Resumo


Este trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar o uso de softwares livres de simulações de fenômenos da natureza, no ensino-aprendizagem de tópicos e conteúdos relacionados ao eletromagnetismo, conteúdo este que está presente em disciplinas dos cursos superiores existentes no Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Caraguatatuba, como o caso dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Para tanto, ao longo do desenvolvimento do projeto, visou-se apresentar a elaboração de roteiros educacionais didáticos envolvendo conteúdos de eletromagnetismo, tendo como um dos seus alicerces o uso de softwares de modelagens computacionais de fenômenos da natureza (como PhET Interactive Simulations, Modellus, Tracker, MinuteLabs, etc.), analisando, como softwares educacionais podem tanto contribuir para a compreensão de conceitos fundamentais da física, quanto incentivar e estimular os interesses dos alunos por temas científicos associados ao estudo da natureza

Referências


ARAUJO, Ives Solano; VEIT, Eliane Ângela. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de física. Revista Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências, v.4, n 3, 2004. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2270/1669>. Acesso em 10 de agosto 2018.

 

ARAUJO, Ives Solano. Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de Física Geral. Porto Alegre: Tese de Doutorado, 2005.

 

BIANCHETTI, L.; FERREIRA, S. de L. As tecnologias de informação e de comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. In: PRETTO, N. de L. (Org.). Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005.

 

COX, K. K. Informática na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

 

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física – V. 3 – Eletromagnetismo. 6ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2003.

 

MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide Farias de. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 24, no. 2, junho, 2002.

 

ROBILOTTA, M. R. O Cinza, o Branco e o Preto – da relevância da História da Ciência no ensino da Física. Caderno Catarinense do Ensino de Física, v.5, jun. 1988.

 


Texto completo: PDF