Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
Experimentos científicos como ferramenta auxiliar no ensino de Física
Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas que indicam o impacto do uso de experimentos de baixo custo em atividades de divulgação científica e no ensino de Física. Foram implementadas e analisadas duas atividades experimentais, sobre o  efeito Magnus e a bobina de Tesla, que foram apresentadas em escolas públicas do litoral norte paulista. Nestas atividades de divulgação científica foram aplicados questionários que serviram para estudo e análise dos impactos e da aceitação dos experimentos científicos como ferramenta de auxílio no ensino de Física.

Referências


AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

BALDINATO, José Otavio; PORTO, Paulo Alves. Os métodos de Michael Faraday e Isaac Watts para o aprimoramento da mente. Atas do VIII ENPEC, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0137-1.pdf>.  Acesso em 13 ago. 2018.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. 2a edição. São Paulo: Artmed, 2006.

GALIAZZI, Maria do Carmo et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 250, 2001.

GASPAR, Alberto. Atividades experimentais no ensino de física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

ROBILOTTA, Manoel Roberto. O cinza, o branco e o preto – Da relevância da história da ciência no ensino da física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5 (número especial), p. 7-22, jun. 1988.

SANTOS, Emerson Izidoro dos; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho; FERREIRA, Noberto Cardoso. Atividades Experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de Física: Uma experiência em formação continuada. Anais do IX Encontra Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/sys/resumos/T0058-1.pdf>. Acesso em 12 ago. 2018.

SARTORI, Paulo Henrique dos Santos. O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas. Santa Maria, RS: Tese de Doutoramento – Universidade Federal de Santa Maria, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3526/SARTORI%2C%20PAULO%20HENRIQUE%20DOS%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 12 ago. 2018.

SUTTON, Richard M. Demonstration Experiments in Physics. New York: McGraw-Hill, 1938.


Texto completo: PDF