Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
Astrofísica como porta de entrada para a ciência
Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Este artigo pretende analisar a forma como a astrofísica é vista pelos estudantes de ensino médio e qual é o seu impacto como ferramenta de divulgação científica, levando em consideração as particularidades que chamam a atenção, como por exemplo, temas relacionados a estrelas e galáxias. As atividades de divulgação científica realizadas no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” no IFSP-Caraguatatuba e em escolas do litoral norte paulista, permitiram perceber o grande potencial que existe no uso da astrofísica para disseminar conhecimentos científicos em geral. Inicialmente, neste trabalho, são abordados alguns conceitos cruciais a respeito da astrofísica e que contribuem para a difusão de temas relacionados à ciência.  Serão analisadas as possibilidades de utilizá-la como um instrumento auxiliar de grande potencial para uma introdução ao estudo das ciências naturais e que colabora significativamente para aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem de conteúdos científicos.


Referências


AGUIAR, Ricardo Rechi. Tópicos de astrofísica e cosmologia: Uma aplicação da física moderna e contemporânea no ensino médio. São Paulo: Dissertação de Mestrado (USP), 2010.

 

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

 

FERREIRA, Elvis Camilo. Inclusão de astronomia e cosmologia no ensino médio: Uma motivação ao estudo de ciências. Presidente Prudente (SP): Monografia (UNESP), 2011.

 

HAWKING, Stephen. O universo numa casca de noz. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.


Texto completo: PDF