Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ESTUDO DA EVOLUÇÃO ESTELAR
Jessica de Oliveira Santana, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Este artigo procura analisar os impactos dentre palestras de divulgação científica que tiveram como tema principal o ciclo de vida das estrelas. Foram analisados em termos educacionais, alguns dos conteúdos de Astronomia a qual podem ser úteis para o ensino de física, como, por exemplo, a forma em que os conceitos de matéria e energia se relacionam com a evolução estelar. A finalidade principal das palestras realizadas foi a de promover um incentivo à divulgação da Astronomia de forma motivadora para alunos do ensino médio. As ações de popularização da ciência analisadas neste artigo ocorreram, no ano de 2018, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, do IFSP-Caraguatatuba, para estudantes de escolas públicas da região do litoral norte paulista.


Referências


Carl Sagan (2017), “Somos todos feitos do mesmo pó de estrelas”

Rodolfo Langhi, “o estudo da astronomia acontece tanto na educação formal quanto nas atividades não formais, próximas da popularização da ciência” (LANGHI; NARDI, 2014)

PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais):

[...] o ensino de astronomia para o Ensino Médio deve ser tratado de tal maneira, que contemple temas transversais, privilegiando, assim a interdisciplinaridade inerente à astronomia, pois, por se tratar de um assunto que desperta a curiosidade dos estudantes, esta ciência poderá ser utilizada como um fator de motivação para a construção de conhecimentos de outras disciplinas relacionadas (LANGHI; NARDI, 2014).

 

IAU (“International Astronomical Union” ou “União Astronômica Internacional”) são relativamente recentes, sendo que o primeiro deles ocorreu em 1988 nos Estados Unidos (LANGHI, 2009).

 

(CASTILHO, 2010): Entendemos de fato os extremos do universo? Como ocorre a formação das galáxias e como elas evoluem? Como ocorre a formação das estrelas e dos planetas? Onde estamos nós nesse cenário?

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CASTILHO, B. V. Olhos Gigantes para o céu. In: Alicia Ivanissevich; Carlos

Alexandre Wuensche; Jaime Fernando Villas da Rocha. (Org.). Astronomia Hoje. Rio

de Janeiro, v. 1, p. 28-39, 2010.

LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Repensando a Formação de Professores. Bauru, SP: Tese de doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: Repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2014.

SAGAN, Carl. Cosmos. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

 

 


Texto completo: PDF