Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
O ESTUDO DE EXOPLANETAS E O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA
RYAN NEPOMUCENO MONTEMOR, RICARDO ROBERTO PLAZA TEIXEIRA

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


O intuito do presente trabalho é analisar as formas pelas quais o estudo de exoplanetas – planetas pertencentes a um sistema planetário distinto do nosso – pode colaborar para o ensino de física. São apresentados conceitos, definições e leis importantes para o estudo de exoplanetas, assim como os métodos e as ferramentas tecnológicas e científicas que são utilizadas para a sua detecção, a partir de artigos acadêmicos e livros de divulgação científica que estão disponíveis sobre o tema. Além de trabalhar com os conhecimentos acerca de diversos tópicos associados ao estudo de exoplanetas, este artigo tem o objetivo de contribuir com as possíveis formas de divulgação científica sobre este assunto e destacar a importância do estudo de astronomia no ensino de física, de modo a tornar esta disciplina mais atraente aos alunos do ensino médio. É feita uma análise das experiências implementadas durante as atividades de extensão realizadas em escolas públicas da região do litoral norte paulista, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba, por meio de palestras e oficinas científicas sobre foguetes e exploração espacial.

Referências


ALMEIDA, Leandro de. Estudo da topologia de microlentes gravitacionais e a descoberta de exoplanetas do tipo Terra na zona habitável. Natal (RN): Dissertação de Mestrado – UFRN, 2017.

AMORIM, R. G. G.; SANTOS, W. C. Calculation of mass and orbital data of exoplanets by Doppler method. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, 2017.

BRUNO, Giordano. Acerca do infinito, do universo e dos mundos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.

CARNEIRO, Dalira Lúcia Cunha Maradei; LONGHINI, Marcos Daniel. Divulgação científica: as representações sociais de pesquisadores brasileiros que atuam no campo da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 20, p. 7-35, 2015.

PAULINO-LIMA, Ivan Gláucio; LAGE, Claudia de Alencar Santos. Astrobiologia: definiçao, aplicaçoes, perspectivas e panorama brasileiro. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 29, n. 1, p. 14-21, 2010.

TEIXEIRA, Márcio Assunção. Ferramentas da astroestatística para o estudo da velocidade radial estelar.  Natal (RN): Dissertação de Mestrado - UFRN. 2016.

MARTINS, Jorge Humberto Costa. Direct Detection of extra-solar Planets with ESPRESSO. Porto (Portugal): Mestrado em Astronomia – Universidade do Porto, 2013.

MAYOR, Michel; QUELOZ, Didier. A Jupiter-mass companion to a solar-type star. Nature, v. 378, n. 6555, p. 355, 1995.

SANTANA, Juliana Cerqueira de. Um estudo sobre o momentum angular total de estrelas com planetas. Natal (RN): Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.


Texto completo: PDF