Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
Edutenimento: Uma Análise do Canal Nerdologia
Luis Henrique Rocha Mendes, Edson Pereira Gonzaga

Última alteração: 2018-10-02

Resumo


O YouTube tem se tornado uma das plataformas online mais vistas atualmente, o site tem bilhões de horas assistidas diariamente e é considerado um dos maiores sites de entretenimento do mundo. Com tanta abertura para tanta informação e comunicação, a área educacional começou a utilizar o site como meio de divulgação de conhecimento, com isso, novos termos começaram a ser criados, como o edutenimento que nada mais é que uma forma de entretenimento que tenha como fim, a educação. Neste perspectiva, analisamos o canal Nerdologia, que utiliza elementos da cultura nerd como filmes, series e quadrinhos para explicar fenômenos científicos existentes na vida real. Foram analisados apenas três videos do canal, considerando que a pretensão é analisar cinco até o fim do estudo, para compreender a metodologia de ensino que é utilizada nos vídeos. Os resultados parciais do estudo concluem que existe uma utilização muito forte do uso de emoções para expressar os conteúdos e o fato deste ser desenvolvido através de temas populares ajuda o canal a realizar com mais facilidade os apontamentos necessários.

Referências


AMÉRICO, Marcos. A Produção de Conteúdos Audiovisuais Educacionais Interativos para TV Digital. In. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007, Bauru. Anai… Bauru: UNESP. 2007. p.1-15.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo. Aleph, p. 18, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1º Ed de 2016. São Paulo. Edições 70, 2012.

PERRENOUD, Phelippe. Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre. Artmed Editora. 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia de Trabalho Científico. 23º Ed. São Paulo. Cortez Editora. 2007.