Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
FIGURA A FIGURA: Jogo que ensina geometria de uma forma lúdica
Évelyn P. Firmino

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Pretende-se com esse trabalho ensinar, incentivar e criar afinidades com a Matemática para as crianças que estudam no quarto ano do Ensino Fundamental (EF). Nomeia-se Figura a Figura o jogo matemático que apresenta às crianças as figuras geométricas planas de acordo com as suas características, o aluno poderá desenvolver o aprendizado por meio de habilidades e competências constantes no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no EF, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar de forma organizada, o mundo em que vive. Ao apresentar-lhes as figuras geométricas acredita-se que de início haja dificuldades, como na maioria dos conteúdos matemáticos, uma vez que a matemática deixa de serem somente números passando a gerar formas. Estabelecer a relação de estudo com as figuras é um desafio a ser ultrapassado, pois muitos alunos levantam uma série de questionamentos que acabam ficando com eles mesmos e assim esquecidos, ou seja, essas dúvidas podem ser passadas anos e anos sem adquirirem respostas, exemplificando um questionamento típico da maioria dos alunos: Por que tenho que aprender isso? Vou usar isso para quê? Em vista disso procura-se associar as figuras geométricas planas aos objetos do seu círculo diário.

 


Referências


 

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: ciências - Ensino fundamental anos finais/Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016. 115 p.

 

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria de Educação Fundamental. Projeto de Avaliação de Livros Didáticos de 1ª a 8ª série. 2003, 6 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.

SANDRIN, Maria de Fátima Neves; PUORTO, Giuseppe; NARDI, Roberto. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos (Venomous snakes accidents: a study about conceptual mistakes in Science and Biology Brazilian textbooks). Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 281-298, 2005.

SILVA, Cláudio Benício Cardoso; DE OLIVEIRA, Antonio Carlos. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade?. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 169-180, 2013.

SILVEIRA, Estevan Luiz da. Análise do conteúdo de zoologia de vertebrados em livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2009. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 217-232, 2013.

HALABAN, Sérgio; ZATZ, André; ZATZ, Sílva. Brinca Comigo! Editora Marco Zero, 2006, 27 p.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Importância do brincar para a criança de 0 a 5 anos e 11 meses. Anais... Seminário Nacional (1): currículo em movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010

CORBALÁN, apud ALSINA, 1994,p.14 https://www.somatematica.com.br/artigos/a65/index.php


Texto completo: PDF