Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DO PÊNDULO SIMPLES: A REPRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Lara Cardoso Nunes da Silva, Alex Lino

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


O projeto pretende investigar as contribuições educacionais de uma abordagem baseada na Históriada Ciência e na experimentação envolvendo conceitos científicos da área da Física, como oMovimento Harmônicos simples, especificamente as ideias concernentes ao estudo do pêndulosimples, destacando as propostas originalmente apresentadas por Galileu Galilei, ChristiaanHuygens e Isaac Newton sobre a determinação de período do movimento pendular. Galileu propôsque o período de um pêndulo simples é independente de sua amplitude. Huygens mostrou que aideia de Galileu seria válida somente para pêndulo em trajetória cicloidal. Além de fazer o estudodo pêndulo em meios que oferecem resistência, Newton propôs que se construirmos um pêndulocom comprimento igual a metade do comprimento de uma coluna de água em um tubo em forma de“U”, os dois sistemas terão o mesmo período de oscilação, ou seja, a água vai subir e descer no tubocom a mesma rapidez do pêndulo simples. Dessa forma, pretendemos construir estes três diferentespêndulos mostrando a contribuição que cada um deu ao estudo do fenômeno e aplica-los paraestudantes de Ensino Médio em uma aula de movimento harmônico sob uma perspectiva histórica.Esperamos contribuir expressivamente com o despertar do interesse dos alunos para a construção denovos conhecimentos científicos e para a compreensão de conceitos sobre este tipo de movimentoperiódico, trazendo o caráter empírico e o desenvolvimento histórico como subsídios para o ensinode Física.

Texto completo: PDF