Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

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A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DO CONCEITO DE ENERGIA BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Larissa Siqueira Vieira Nogueira, Alex Lino, Alex Lino

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


O presente trabalho tem a finalidade de verificar a influência do conhecimento prévio na aprendizagem de conceitos físicos que envolvem a ideia de energia. Para isso, escolhemos relacionar duas teorias que constituem a formação da aprendizagem e da epistemologia do conhecimento científico: as noções de Aprendizagem Significativa e Obstáculos Epistemológicos. Desenvolvemos um questionário qualitativo, que já foi aplicado no Ensino Médio e no curso de Engenharia Civil e, dentro de pouco tempo, também será proposto para o de Licenciatura em Física do IFSP - Campus Caraguatatuba, a fim de compreendermos qual é a influência do conhecimento prévio na superação de obstáculos epistemológicos. Utilizando a teoria Análise de Conteúdo para classificar e avaliar os resultados coletados, poderemos elaborar as próximas sequências didáticas fundamentadas na teoria da Aprendizagem Significativa e, assim, verificar se os obstáculos epistemológicos podem ser superados como recomenda Bachelard. Desta forma, poderemos trazer as seguintes contribuições para o Ensino de Ciências: a constatação de que os conhecimentos prévios, quando identificados como uma concepção alternativa, conseguem produzir barreiras na assimilação dos conceitos relacionados à energia e a formulação de uma nova metodologia que correlaciona a aprendizagem significativa a noção de obstáculos epistemológicos.



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