Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
LEVITAÇÃO ACÚSTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ONDULATÓRIA
Gabriel Xavier Luz, Alex Lino

Última alteração: 2018-10-03

Resumo


Objetivando um ensino de Física mais relacionado ao mundo vivenciado pelos estudantes, significativo e questionador, o presente projeto se propõe na elaboração, aplicação e avaliação de uma metodologia de ensino baseada em uma atividade experimental sobre levitação acústica para o ensino de ondulatória tendo como subsidio a teoria da aprendizagem significativa. O fenômeno de levitação acústica explica como podemos suspender objetos no ar por meio de ondas sonoras. Teremos a intenção de verificar se a levitação acústica é uma atividade com potencial no que diz respeito a auxiliar estudantes de graduação e ensino básico a aprender conceitos importantes de física, tais como o movimento harmônico simples, o fenômeno de ondas estacionárias e energia potencial. Neste trabalho, proporemos a montagem de um levitador acústico por meio de transdutores e arduino entre outros aparatos; apresentaremos o princípio de funcionamento de um levitador acústico por meio de um material paradidático; e por fim, elaboraremos e aplicaremos uma sequência didática com a utilização do levitador para uma aula de ondulatória.

Referências


ANDRADE, Marco Aurélio Brizzotti; PÉREZ, Nicolás; ADAMOWSKI, Julio Cezar. Levitação acústica. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s.l.], v. 37, n. 2, p.2304-1, jun. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173721747.

ANDRADE, Marco Aurélio Brizzotti. Estudo da força de radiação acústica em partículas produzidas por ondas progressivas e estacionárias. 2010. 105 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Engenharia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MARZO, Asier; BARNES, Adrian; DRINKWATER, Bruce W.. TinyLev: A multi-emitter single-axis acoustic levitator. Review Of Scientific Instruments, [s.l.], v. 88, n. 8, p.085105-08106, ago. 2017. AIP Publishing. http://dx.doi.org/10.1063/1.4989995.

NOVAK, J.D. Uma teoria de educação. Ed. Pioneira:São Paulo, 1981

MOREIRA, M.A. e MASINI, E.F.S. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. Editora Moraes: São Paulo, 1982.

RAMOS, Tiago dos Santos. Força de radiação acústica produzida por ondas estacionárias de ultrassom. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Controle e Automação Mecânica) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3152/tde-06122017-085952/>. Acesso em: 2018-04-20.


Texto completo: PDF