Última alteração: 2018-10-12
Resumo
Através deste trabalho, busca-se com esta proposta a inclusão efetiva de adultos excluídos digitalmente em diferentes níveis de escolaridade para uso da tecnologia, criando uma proposta onde o uso de plataformas digitais, internet, redes sociais e aplicativos em smartphones que possuem o sistema operacional Android, integra um processo onde esses sujeitos tornam-se o acesso as principais tecnologias ativo e efetivo, integrando com isso tanto pessoas excluídas digitalmente em diferentes níveis de ensino, assim como pessoas que possuem acesso as principais tecnologias, porém a utilizam de forma pouco abrangente. Numa perspectiva da filosofia de Paulo Freire aborda-se aqui uma chamada Alfabetização Digital (AD), fornecendo a estes usuários, uma conscientização de habilidades básicas para operar smartphones, sendo avaliado o uso de recursos digitais por esses indivíduos, onde através de uma aprendizagem significativa e de uma correlação na análise do repertório, seja possível que o uso das novas tecnologias, de modo que, tais aplicações tornem-se úteis, para o seu cotidiano, auxiliando no desenvolvimento de seu aprendizado, em uma leitura ampla da utilidade das ferramentas digitais.
Referências
AUSUBEL, D., Novak, J. D., &Hanesian, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana. 1980.
CORTES, Marcelo Neri; PINTO, Alexandre de Carvalho; LUZENTE, Raquel de Lima; PAIVA, Juliana Leite. PIERONI, Alessandra Corsi, CARVALHAES, Luisa Coutinho de Melo; SILVA, Fabiano Giovanini da; REIS, Samanta Sacramento dos; GUIHERMO, Hessia Costilha; RIBEIRO, Daniela da Costa; DIEGUES, José Gil Neto e CASTRO, Eros de. Mapa da Exclusão Digital. Rio de Janeiro. FGV/IBRE, CPS. 2003. 143 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Edição, 25, São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996, p. 144.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Edição, Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987, p. 253.
GONÇALVES, Victor Hugo Pereira. Inclusão digital como direito fundamental. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2011.
MORIN, Edgar, Os sete saberes necessários a educação do futuro. tradução Catarina Eleonora F. da Silva, 1ª Edição, São Paulo: Ed. Cortez, 2013. p.458
PALFREY, John, Nascidos na Era Digital: Entendendo a Primeira Geração de Nativos Digitais, tradução Magda França Lopes, 1ª ed. Porto Alegre, Artmed, 2011, p. 352.