Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
Reflexões histórico-filosóficas sobre a diversidade cultural e o ensino
Robert Henrique Gonçalves Silva, Regina Aparecida Berardi Osorio

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


Este trabalho foi concebido entendendo a importância em se refletir sobre a diversidade cultural no contexto da educação brasileira uma vez que a abordagem deste tema se encontra presente em diversos documentos oficiais que regulam o ensino no país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), dentre seus princípios, cita a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, a própria Constituição brasileira valoriza a cultura prevendo leis que incentivem a produção e o conhecimento de bens e valores culturais. Dessa forma, e através de estudo bibliográfico, procuramos discutir e compreender o fenômeno cultural contemporâneo que permeia toda a sociedade e se reflete cotidianamente nas nossas salas de aula.


Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei 9394/96. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 10 Abr. 2018

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília (DF), 1997 v.l0; il.

CARVALHO, M. S. Relação Estado X Cultura: Em busca dos direitos culturais por meio das políticas Públicas de cultura. In: V SEMINARIO INTERNACIONAL – POLITICAS CULTURAIS, 2014, Rio de Janeiro. Anais Setor de políticas culturais- Fundação casa de Rui Barbosa, 2014.

COELHO, T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1997.

CUNHA, N. Cultura e ação cultural. São Paulo: Sesc SP, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2013.

GHIRALDELLI, J. P. O que é filosofia da educação? 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

OLIVEIRA, A. L. R. M.. Estudos culturais e a questão da diferença na educação. Revista educação em questão. Natal, v. 34, n. 20, p. 33-62, jan./abr. 2009

SANTOS, C. A. Formação de Professores para a Diversidade Cultural: realidade ou utopia? 1999 (Monografia) Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SILVA, Tomaz T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.

SIMON, R.; GIROUX, H. A. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, F. M.; SILVA, T. T. (Orgs). Currículo cultura e sociedade. São Paulo:Cortez, 2011.


Texto completo: PDF