Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2022

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Um estudo sobre as possíveis intenções de autores em publicações sobre o uso de chatbot para o ensino de física
João Victor Azevedo Ramos, Marcio Vinicius Corrallo

Última alteração: 2022-11-18

Resumo


Com o avanço das tecnologias, os assistentes virtuais ou chatbot vêm ocupando, cada vez mais, espaços nos serviços e processos demandados pela sociedade moderna. Contudo, essa mesma agilidade não tem sido observada na educação. A fim de entender quais são as intenções dos autores de trabalhos acadêmicos sobre chatbot em apoio ao ensino de física, reuniu-se 11 trabalhos e se promoveu a análise de seus resumos, a partir da análise de similitude. Apesar da escassez de trabalhos, especificamente para o ensino de física, notou-se uma intencionalidade dos autores na apresentação do ferramental tecnológico, no entanto, observou-se um alinhamento com metodologias pedagógicas participativas. Constatou-se também a aprovação dos estudantes, tanto pela agilidade nos feedbacks quanto no favorecimento do processo de ensino e aprendizagem.