Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

Tamanho da fonte: 
O Retorno de Carteiras de Empresas do IGC segundo Ponderação 1/N
PEDRO HARUO TAKAHASHI

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


Este artigo tem o objetivo de investigar qual o retorno uma carteira hipotética de ações de empresas do IGC e compará-la ao retorno de mercado.

A relevância desse assunto é justificada pela importância da Bolsa de Valores como forma de investimento e avaliar formas simples para escolha de ativos.

A razão da importância de implantar a governança corporativa reside na concepção de conflito de agência e necessidade de implantar mecanismos de monitoramento e proteção a espoliação de recursos dos proprietários do capital (BERLE e MEANS, 1932; JENSEN e MECKLING, 1976).

Existe relação entre desempenho e valor de mercado de uma empresa e sua estrutura de governança corporativa, de modo que as empresas que sigam com maior aderência às práticas recomendadas são melhores avaliadas pelos agentes de mercado. Assim, essas empresas apresentam melhor preço de ações em comparação com as empresas que não apresentam estrutura menos adequada (SILVEIRA, BARROS e FAMÁ, 2003).

Assim, este estudo procura confirmar as hipóteses levantadas na literatura, buscando mostrar que uma carteira escolhida através da classificação de governança apresenta retorno superior à carteira de mercado.