Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, XIV Seminário de Iniciação Científica e Pesquisa do Litoral Norte

Tamanho da fonte: 
Cosmogonia, interdisciplinaridade e interfaces histórico-filosóficas na educação científica
Livia Jeniffer Faria da Silva, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2024-12-03

Resumo


Este artigo explora as possibilidades de integração da história e da filosofia no ensino de ciências, utilizando a cosmogonia como um tema central. A proposta é unir saberes filosóficos e históricos com conceitos científicos, promovendo uma compreensão mais crítica e contextualizada dos fenômenos naturais. A pesquisa evidencia a importância de abordar a história do pensamento cosmogônico, desde narrativas mitológicas até teorias científicas contemporâneas, para promover uma educação reflexiva e cidadã. A inclusão da cosmogonia nos currículos pode ajudar na formação de estudantes mais críticos e conscientes acerca dos contextos históricos e culturais em que a ciência é produzida, além de aumentar o engajamento ao relacionar tradições culturais com conhecimentos científicos. O estudo aponta para a importância de atividades educacionais que promovam o diálogo e a contextualização histórica, enriquecendo o aprendizado científico com reflexões filosóficas e culturais.



Palavras-chave


cosmogonia; ensino de ciências; interdisciplinaridade; filosofia da ciência; história da ciência.

Texto completo: PDF