Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2019

Tamanho da fonte: 
Buracos Negros, História da Ciência e Ensino de Física
João Pereira Neto, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este trabalho apresenta uma breve análise das atividades realizadas no contexto do projeto de iniciação científica intitulado “Ondas gravitacionais: uma análise sob a perspectiva da história da ciência e do ensino de física” em colaboração com o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba, entre agosto de 2018 e julho de 2019. Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução histórica dos conhecimentos sobre Buracos Negros e as possibilidades educacionais do uso destes saberes no Ensino de Física A perspectiva apresentada ressalta a importância da divulgação das ciências e a forma como o pensamento sobre ensino, cultura e sociedade permite discussões que aproximam a ciência do público leigo. Para a realização destas atividades, foi elaborada uma palestra que foi apresentada em diversos ambientes escolares em cidades do litoral norte paulista e também no 5º Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba, em maio de 2019.