Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2019

Tamanho da fonte: 
A reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de Física
Lara Cardoso, Alex Lino

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O trabalho propõe a análise, desenvolvimento e aplicação de sequências didáticas de ensino voltadas a conceitos que possam ser contextualizados com base na História da Ciência. Fundamentalmente, seu objetivo é investigar o impacto de uma metodologia pautada na vertente histórico-filosófica, com reprodução de experimentos históricos, na aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio e curso de Graduação. Essa investigação foi e será feita a partir de mapas conceituais aplicados previa e posteriormente à sequência didática, elaborada, por sua vez, levando em consideração a contextualização histórica e a importância do desenvolvimento das teorias que acontecia nas épocas pertinentes, bem como figuras proeminentes que se dedicaram ao estudo dos temas. A sequência finalizada e em processo de reconstrução se refere ao Pêndulo Simples, enquanto a que se encontra em andamento trata da Termodinâmica. Resultados parciais mostraram que os alunos tendem a assimilar mais fortemente a contextualização e as figuras envolvidas, mas que a compreensão e conexão de conceitos também ocorre.