Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2019

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BURACOS NEGROS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Vinicius Carvalho Rosa, Ricardo Roberto Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este trabalho analisa atividades de divulgação científica sobre buracos negros que foram realizadas em 2019 junto a estudantes de escolas da educação básica do litoral norte paulista. O conceito de Buraco Negro como sendo uma singularidade com densidade de massa tão grande que nem a própria luz consegue escapar dela. Logo após a proposição da Relatividade Geral em meados da década de 1910, foi possível prever a existência destas singularidades associadas a uma grande concentração de massa em um espaço volumétrico muito pequeno: a noção de horizonte de eventos e o denominado raio de Schwarzschild estão associados a concepção desta singularidade. O trabalho didático de divulgação científica indicou que este é um tema que atrai muito a curiosidade dos jovens em geral. Esta pesquisa procura avaliar a interação dos jovens com o estudo da astrofísica em geral e as suas possíveis inter-relações com as disciplinas escolares, de modo a indicar como este tipo de atividade pode colaborar para que os alunos apresentem um maior interesse e curiosidade por assuntos científicos.