Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2017

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ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DAS INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA NATUREZA E DO MODELO PADRÃO DE PARTÍCULAS ELEMENTARES
RODRIGO Henrique REVELTE GODOY

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A proposta desse Trabalho é uma pesquisa quanto a métodos de ensino de física moderna para a comunidade externa do campus, a pesquisa se restringe especificamente ao ramo da física nuclear que estuda as relações existentes entre as interações fundamentais da natureza com o modelo padrão de partículas elementares. A metodologia que melhor se adaptou as necessidades e situações enfrentadas foi o desenvolvimento de palestras direcionadas a públicos leigos em conhecimento cientifico. O presente trabalho também buscou conseguir informações que comprovem a necessidade de melhoras do sistema de ensino pois o ensino de ciências se encontra degradado de tal forma que os alunos completam a educação de nível médio sem entender os conteúdos necessários para exercer sua cidadania, esse fato é conhecido como analfabetismo cientifico e este não é um problema exclusivo de países subdesenvolvidos. Uma das soluções propostas como combate a tal situação são atividades de divulgação e ensino da ciência como esta. Em vista disso o presente trabalho tem a intenção de contribuir com atividades do tipo, coletar dados que comprovem a situação do país e sobre tudo reforçar os laços entre a sociedade e o meio acadêmico, de modo a ganhar o apoio dos cidadãos para a ciência. Frequentemente, por falta de conhecimentos, as pessoas tendem a julgar a ciência como uma perda de tempo e de recursos públicos. Assim, é fundamental mostrar a utilidade da ciência e as suas consequências para a sociedade atual.


Palavras-chave


Ensino de física; divulgação cientifica; modelo padrão; interações fundamentais da natureza; analfabetismo cientifico

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