Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
A contação de histórias: um recurso a novas maneiras de aprender matemática
Cintia Ribeiro de Jesus, Amanda Maria Bicudo de Souza, Amanda Maria Bicudo de Souza

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


O presente projeto teve como objetivo auxiliar o trabalho docente dos professores polivalentes que atuam nas séries do ensino fundamental I no que refere ao ensino de alguns conteúdos matemáticos, elencados pelos professores participantes do projeto como sendo aqueles de maior dificuldade por parte dos alunos. Para isso, durante a realização do projeto, foram elaboradas duas histórias, sendo uma voltada para os alunos de 1º e 2º ano e outra voltada para alunos de 3º, 4º e 5º ano. As histórias contadas foram inéditas e escritas pelos alunos bolsistas do projeto. O projeto contou com duas alunas bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Câmpus Caraguatatuba. De uma forma lúdica e prazerosa, as histórias contadas nas escolas serviram de instrumento de apoio aos professores durante o processo de ensino dos conteúdos matemáticos trabalhados nas histórias.


Referências


ABRAMOVICH, Fani. Literatura infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

CHARNAY, Roland. Aprendendo (com ) a resolução de problemas. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs.).Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COELHO, Beth. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2001.

ERNEST, Paul. Investigações, resolução de problemas e pedagogia. In: ABRANTES, Paulo; LEAL, Leonor da Cunha; PONTE, João Pedro (Orgs.). Investigar para aprender matemática. Lisboa, 1998, p. 25-48

GOLBERT, Clarissa. O papel do professor na construção do pensamento matemático. In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tânia (Orgs.). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.

RYSDYK, Márcia Regina de Azeredo. A Matemática do Era uma vez. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin (Orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 127-141.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.


Texto completo: PDF