Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA RELATIVIDADE NA DILVUGAÇÃO CIENTÍFICA
Gabriel Xavier Luz, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-03

Resumo


Este trabalho tem como intuito explorar as possibilidades de inserção da relatividade em atividades de divulgação científica voltadas prioritariamente para estudantes do ensino médio. Foi analisada e elaborada uma metodologia de ensino de temas relacionados à teoria da relatividade lançada pelo físico Albert Einstein no início do século XX. Um ponto de partida é a concepção da física clássica como um corpo coerente de conhecimentos que conseguia explicar quase todos os fenômenos conhecidos no século XIX, mas falhando em uns poucos casos que mais tarde tornaram-se as primeiras evidências experimentais das duas grandes revoluções científicas que ocorreram nas primeiras décadas do século XX e que iriam se tornar os dois alicerces da chamada física moderna: a física relativística e a física quântica.  Com a transição da física clássica para a física moderna, conceitos importantes como espaço e tempo passaram por uma reformulação, o que obviamente implicou numa grande mudança de visão de mundo. Este trabalho analisa as potencialidades que palestras de divulgação científica sobre a teoria da relatividade têm para o objetivo de incentivar os jovens pelo estudo de temas de física moderna e, até mesmo, futuras decisões de escolher a física como carreira profissional.

Referências


RODRIGUES, Carlos Daniel Ofugi. A inserção da teoria da relatividade no ensino médio. Florianópolis: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. Disponível em: <http://sites.usp.br/nupic/wp-content/uploads/sites/293/2016/05/DISSERT_daniel.pdf>. Acesso em 12 ago. 2018.

SILVA FILHO, Marlen Moura e; CORDEIRO FILHO, Francisco Cordeiro; FIRME, André Bessadas Penna. Uma transposição didática da teoria da relatividade especial. Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=ensinodeciencias&page=article&op=view&path%5B%5D=243&path%5B%5D=373>. Acesso em 12 ago. 2018.

 

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio”. Porto Alegre: Curso de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/141158>. Acesso em 11 ago. 2018.


Texto completo: PDF