Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
O HIPERCUBO E A PROJEÇÃO COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO
Diego Bortoleto Licca, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-04

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar atividades de ensino de matemática e de divulgação científica sobre formas de representação e entendimento do hipercubo, partindo de exemplos do cotidiano, para assim tratar de algumas propriedades da geometria plana, espacial e descritiva. O seu foco está em procurar contextualizar o que é um cubo com 4 dimensões para educandos de escolas públicas do litoral norte paulista, bem como para cidadãos interessados por estes temas. Um dos seus objetivos é desenvolver explicações úteis para verificar as dimensões espaciais e a representação delas no papel (plano 2D) por desenhos a mão ou por meio computacional. O estudo das projeções por meio da geometria descritiva permite relacioná-las com as representações tridimensionais de um hipercubo. A ideia de que a ciência junto com a matemática está sempre em processo de evolução e que, portanto, não é uma ciência acabada e estática, é um dos pontos de partida para a investigação das diferentes interpretações existentes para estes temas. Este artigo pretende criar e avaliar estratégias de divulgação científica por meio de apresentações audiovisuais e elementos geométricos construídos com material de papelaria, acerca dos conhecimentos e das questões existentes sobre as representações de um hipercubo, procurando deste modo incentivar a investigação, a imaginação e a curiosidade científica dos jovens em geral e produzindo propostas inovadoras para o ensino da matemática


Referências


ABBOTT, Edwin. Planolândia: Um romance de muitas dimensões. São Paulo: Conrad, 2002.

 

EUCLID. Euclid’s Elements og Geometry. Editado por Richard Fitzpatrick. 2008. Disponível em: <http://farside.ph.utexas.edu/Books/Euclid/Elements.pdf>. Acesso em 17 ago. 2018.

 

DAVIS, P. J.; HERSH, R. A Experiência Matemática. Lisboa: Gradiva, 1995.

 

EUCLIDES. Os elementos. São Paulo: Edições Cultura, 1944. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/be00001a.pdf>. Acesso em 17 ago. 2018.

 

EUCLIDES. Os elementos. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

 

KAKU, Michio. Hiperespaço. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

 

LOZADA, Perez, Arturo, Luis. Hipervisualização do Hipercubo. Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol. 3, N. 2, 2015. Disponível em: <https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/viewFile/916/929>. Acesso em 18 ago. 2018.

 

MLODINOW, L. A Janela de Euclides: a história da geometria, das linhas paralelas ao hiperespaço. São Paulo: Geração Editorial, 2010.

 

SANTOS, César, Rogério. Quantidade de vértices, arestas, e outros, em hipercubos. Revista eletrônica de matemática (REMat), n. 3, 2013. Disponível em: <http://matematicajatai.com/rematFiles/3-2013/hipercubo.pdf>. Acesso em 17 ago. 2018.

 


Texto completo: PDF