Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À LUZ DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
ARIANE APARECIDA ROQUE PEREIRA HORTA, NATÁLIA NASSIFF BRAGA

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


A Constituição Federal garante a educação como um direito fundamental de todos os cidadãos, mesmo com a legislação vigente as informações noticiadas atualmente mostram que ainda são poucas as ações de combate a práticas discriminatórias e excludentes na sociedade brasileira. Essa postura indica que questões pertinentes a temática não estejam sendo abordadas com êxito nos currículos escolares e de formação de professores. Assim, o objetivo da presente pesquisa é compreender em que medida e de que forma os cursos de formação de professores, sobretudo da área de matemática, abordam a temática étnico-racial. Dessa maneira foi utilizado como metodologia a análise da legislação vigente que garante o tratamento das relações étnico-raciais, a análise de projetos pedagógicos de curso de formação de professores de matemática e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para o reconhecimento da importância acerca da abordagem nas instituições de ensino, mas indicam a limitação da temática ao contexto do racismo e revelam as poucas ações de valorização de outras raças e etnias.

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988, 292p. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 8 de novembro de 2016.

______. Ministério da Educação. Lei Nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional. 1996. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 08 de novembro de 2016.

______. Lei 10.639/2003 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em 8 de novembro de 2016.

______. Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf>. Acesso em 08 de novembro de 2016.

MENDONÇA, A. P. F. Breves considerações sobre o estado do conhecimento na área de formação de professores acerca da educação para as relações étnico-raciais (2005-2009). Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 11, n. 3, p. 299-313, set-dez 2011. Disponível em <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2851/2030>. Acesso em 8 de novembro de 2016.

PEREIRA, Márcia Moreira. A Lei 10.639/03 no Contexto das Relações Étnico-Raciais: Uma Discussão sobre o Currículo Escolar. Disponível em <http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/571/535> Acesso em 20 de abr. de 2018


Texto completo: PDF