Conferências IFSP Câmpus Caraguatatuba, 2018

Tamanho da fonte: 
POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TEMAS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO MEDIADA POR VÍDEOS, DOCUMENTÁRIOS E FILMES
Caio Cesar Nogueira, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2018-10-02

Resumo


Este trabalho procura analisar algumas atividades de divulgação científica que foram realizadas, tendo como eixo central de condução alguns temas contemporâneos da área da computação, tais como Machine Learning e Inteligência Artificial. Foi adotada também uma abordagem de natureza histórica, para também ressaltar que o conhecimento científico é um produto do esforço coletivo da humanidade. Estas ações de popularização da ciência foram realizadas para estudantes de escolas públicas situadas na região do litoral norte paulista (no município de Caraguatatuba) e no Vale do Paraíba (no município de Santa Branca) ao longo do ano de 2018, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” desenvolvido no câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para isso, foram investigadas diversas possibilidades de utilização de filmes, documentários e vídeos, juntamente com imagens de caráter didático, para a elaboração das palestras, em apresentações que utilizaram o programa “PowerPoint”. Foi feita adicionalmente uma avaliação de obras audiovisuais de curta duração disponíveis na internet que podem ser úteis para trabalhar com alunos acerca de diversos tópicos da história de diferentes campos da computação.


Referências


CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p.89-100, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf>. Acesso em 21 ago. 2018.

KURZWEIL, Raymond. Como criar uma mente. São Paulo: Aleph, 2014.

KURZWEIL, Raymond. The singularity is near: When humans transcend biology. New York: Penguin, 2005.

MIGUENS, Sofia. Os problemas da filosofia da mente. Diacrítica – Revista do Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, n. 20, v. 2, p.9-30, 2006. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/50219/2/sofiamiguensproblemas2006000115523.pdf>. Acesso em 24 ago. 2018.

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

TEIXEIRA, João de Fernandes. O que é filosofia da mente. São Paulo: Brasiliense, 1994.

TEIXEIRA, João de Fernandes (org.). Cérebros, Máquinas e Consciência: Uma introdução à filosofia da mente. São Carlos: EDUFSCAR, 1996.

TEIXEIRA, João de Fernandes. Mente, Cérebro e Cognição. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.